Sistema de Gestão Ambiental Simples e Eficaz

Olá!

Em nossa última publicação falamos sobre licenciamento ambiental e como este procedimento pode trazer ganhos para as organizações quando implementado com efetividade. Agora vamos falar como sua empresa pode ir além do licenciamento ambiental.

Se sua empresa é pequena e possui um quadro enxuto, mas você se preocupa com as questões ambientais e gostaria de ter uma empresa mais sustentável, ou gostaria de implementar um sistema simples, mas que minimize os riscos de passivos ambientais, advertências ou multas!!!! Nossa sugestão é que você faça um trabalho em etapas, estipule metas e consolide seu desempenho passo a passo. Para todas estas situações a Simplific pode ajudar!

Hoje vamos conversar sobre as etapas que a Simplific sugere para um processo descomplicado e eficaz.

1.a etapa – Licenciamento ambiental

Como explicado em nossa última publicação, recomendamos que seja avaliado se o empreendimento está 100% licenciado. Ou seja, se toda a área construída, consumo de matérias primas e volume de produção está de acordo com o licenciamento vigente. Caso exista alguma divergência, ações devem ser tomadas para que o licenciamento ambiental fique adequado à legislação.

2.a etapa – Atendimento as condicionantes e exigências técnicas do licenciamento ambiental

A próxima ação é analisar cada uma das condicionantes e exigências técnicas emitidas no licenciamento e checar se estão sendo cumpridas. Se necessário monte um plano de ação para implementar as ações pendentes de forma efetiva,  de acordo com os recursos da empresa, e com excelência técnica. O atendimento às condicionantes deve ser checado pelo menos uma vez ao ano e sempre ser registrado. O registro pode até ser feito por e-mail informando a responsável legal da empresa o status das condicionantes.

3.a etapa – Diagnóstico de requisitos legais

Depois que as condicionantes estiverem sendo atendidas, chegou a hora de identificar as legislações ambientais que se aplicam ao empreendimento e o grau de vulnerabilidade ambiental. Após uma análise detalhada dos riscos de cada situação e dos recursos disponíveis, um plano de ação de curto e médio prazo deve ser elaborado e implementado. O acompanhamento deste processo pode ser feito internamente ou uma empresa contratada, reportando os status para o responsável legal.

4ª etapa – Melhorias com foco no desenvolvimento sustentável

Esta etapa é a mais desafiadora, pois é quando deve-se identificar ganhos ambientais nas diversas atividades da empresa. Porém, recomendamos que seja iniciada somente depois que as demais etapas sejam consolidadas. Agora é hora de criar indicadores ambientais e fazer um diagnóstico de oportunidades em cada setor da empresa, por meio de observações e conversas com os próprios funcionários. Tenha certeza que muitas ações criativas e ganhos ambientais vão surgir. Este trabalho pode ser feito em partes e abranger todo o ciclo de vida do produto ou do serviço.

Até a 3ª etapa sua empresa estará se preparando e fazendo o que é mandatório, e não o que é diferencial. Até aqui o solo foi sendo preparado, mas a partir da 4ª etapa, sementes serão plantadas e frutos começarão a ser colhidos. Esta etapa é continua, pois sempre existirão oportunidades de melhorias. Somente com essa última etapa em andamento sua empresa poderá dizer que possui ações ambientalmente sustentáveis.

Você deve estar se perguntando: quanto tempo minha empresa vai levar para passar por todas estas etapas? A resposta vai depender de vários fatores, tais como a complexidade do empreendimento, o grau de impacto ao meio ambiente, o envolvimento de cada colaborador no processo, bem como os recursos financeiros disponíveis. E, principalmente, do desejo do responsável legal em investir recurso humano e financeiro para a evolução do trabalho.

Fale com a Simplific. Ficaremos felizes em ser seu parceiro no desenvolvimento da gestão ambientalmente sustentável do seu negócio, de forma descomplicada e customizada ao seu perfil de empreender.

Até mais!

Deixe um comentário